influenza

VÍDEO: após seis horas, vacinas da gripe acabam em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Fila na Policlínica Central José Erasmo Crossetti

*matéria atualizada às 15h42min do dia 17 de abril de 2020

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi retomada na manhã de sexta-feira em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santa Maria. As doses começaram a ser aplicadas às 8h da manhã e, às 14h30min, restavam apenas 20 vacinas em um dos pontos de aplicação, na ESF Vila Maringá, na Cohab Maringá. No total, foram aplicadas 5,4 mil vacinas em pouco mais de seis horas de campanha.

MOVIMENTAÇÃO

Desde cedo, algumas unidades já apresentavam filas, como no caso da Policlínica Central José Erasmo Crossetti, no Centro, costumeiramente um local de grande movimento durante a vacinação. Diferentemente de etapas anteriores, destinadas a idosos e profissionais de saúde, desta vez foi necessário apresentar alguns documentos para comprovar o pertencimento aos grupos (na sexta, o público-alvo foram doentes crônicos, profissionais do sistema prisional, das forças de segurança e de salvamento), o que tornou o processo mais lento. Nas filas, a maioria das pessoas usava máscaras, seguindo a recomendação municipal.


Por volta de 8h30min, a fila para acessar as doses na Policlínica Central José Erasmo Crossetti, no Centro, subia a Rua Floriano Peixoto e dobrava na esquina com a Rua José Bonifácio, chegando até a frente do Hospital de Caridade. A professora Bruna de Pietro, 35 anos, chegou ao local às 7h30min e conseguiu a vacina cerca de uma hora mais tarde.

- Depois que a fila começou a andar até foi rápido. Fazer a vacina dá um pouco mais de segurança. Desde 2010 me imunizo todos os anos - relata.
Algumas pessoas que aguardaram na fila saíram sem a vacina por não apresentarem os documentos necessários. Para doentes crônicos, por exemplo, era necessário mostrar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Comércio reabre a partir de sábado, com uso obrigatório de máscaras e horário restrito

O cenário era semelhante no Centro Social Urbano, na Vila Oliveira, uma hora após o começo da vacinação. A fila descia a Rua Venâncio Aires e avançava pela Rua Samuel Kruschim. A maioria das pessoas utilizava máscaras e buscava respeitar o distanciamento de 1,5 metro. As vacinas eram aplicadas em uma tenda em frente ao Centro Social. Carmen Oliveira, 58 anos, é diabética e chegou ao posto às 7h50min. Ela também aguardou cerca de uma hora para ser vacinada:

- Me vacino todos os anos, pois tenho imunidade baixa e também artrose reumática, então estou sempre gripada. Por isso, tomo a vacina, até porque tranquiliza um pouco.

Prazos para pagamento de IPVA e licenciamento começam a vencer neste mês

Também ocorreu formação de fila na UBS Itararé. Por volta de 10h, aproximadamente 70 pessoas ainda aguardavam a vez. As doses foram aplicadas em frente ao posto. Situação diferente era encontrada na UBS Wilson Paulo Noal, no Bairro Camobi, meia hora mais tarde. Com o movimento baixo, o casal Alberto e Gláucia Lorenzi aproveitou para levar os filhos, Eduarda, 13, Luiza, 10, e Gabriel, 6, para receber a imunização.

- Não teve fila, só chegamos e já conseguimos a vacina - explica Alberto.

Dupla assalta UBS, amarra funcionárias e capota veículo durante fuga

No sábado, ainda pela segunda etapa da campanha, será a vez de imunizar transportadores de coletivos rodoviários. No mesmo dia, haverá uma ação às margens da BR-392, onde serão vacinados caminhoneiros autônomos e empregados de empresas de transporte (veja o serviço ao lado). A fase atual da vacinação, que foi subdividida por dias e grupos, é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, além de indígenas e jovens e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Idosos e profissionais de saúde que não foram imunizados também tiveram acesso às doses.

NOVAS DOSES

De acordo com a prefeitura, a segunda etapa de vacinação em Santa Maria deve recomeçar na próxima semana, assim que chegarem as novas doses, provavelmente na quarta-feira. A imunização ao público-alvo deve ocorrer entre quinta e sexta-feira.

IDOSOS ACAMADOS

Desde quinta-feira, equipes da prefeitura estão indo às residências de idosos acamados, conforme demanda das UBSs, para aplicar a dose naquelas que não têm condições de saírem de casa. 

CORONAVÍRUS
A vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas é uma maneira de prevenir doenças respiratórias que podem impactar o sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções. 

DOSES
O quantitativo recebido pelo município é de 8,3 mil doses. Dessas, 5,4 mil foram enviadas às unidades de saúde e 2,9 mil foram destinados aos profissionais de segurança pública e profissionais do transporte público.

SOBREVIVENTES DA KISS
De acordo com a prefeitura, começa nesta sexta-feira a imunização dos sobreviventes do incêndio na Boate Kiss. As pessoas poderão procurar o Santa Maria Acolhe (Rua Treze de Maio, nº35) para receber a dose. O serviço estará disponível das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Sexta-feira 

Para trabalhadores do transporte coletivo urbano, com prévio agendamento junto às empresas:

  • Expresso Medianeira, das 5h30min às 7h e das 10h30min ao meio-dia
  • Gabardo, das 14h às 15h
  • Salgado Filho, das 15h10min às 16h

Para doentes crônicos, profissionais do sistema prisional, das forças de segurança e de salvamento, além de idosos e profissionais de saúde,Das 8h às 16h ou enquanto durarem os estoques, nas seguintes unidades:

  • Policlínica Central José Erasmo Crossetti - Rua Floriano Peixoto, 1.752, Centro
  • UBS Wilson Paulo Noal - Rua Monte Carlo, Bairro Camobi
  • UBS Itararé - Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé
  • UBS Kennedy - Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, Bairro Salgado Filho
  • UBS Oneyde de Carvalho - Rua Otacílio Pitan, Vila Lorenzi
  • UBS Ruben Noal - Av. Paulo Lauda, 80, Bairro Cohab Tancredo Neves
  • Centro Social Urbano - Rua Venâncio Aires, 2.645, Vila Oliveira
  • UBS Floriano Rocha - Rua Benjamin Ávila, 12, na Cohab Santa Marta
  • ESF Vitor Hoffman - Rua Distrito Federal, 80, Vila Rossi
  • UBS Walter Aita - Rua Luiz Petry, Cohab Fernando Ferrari, Bairro Camobi
  • UBS Dom Antônio Reis - Rua Izidoro Grassi, 277, Bairro Medianeira
  • ESF Vila Maringá - Rua João de Barro, 1.313, Cohab Maringá

Sábado

Para caminhoneiros autônomos e empregados de empresas de transporte:

  • Posto Buffon (BR-392, Km 349, Bairro Minuano), das 9h ao meio-dia

Para trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, no Sest/Senat (Rua Cidade de Treinta y Três, 59, Bairro Nossa Senhora de Lourdes), das 14h às 17h, para as seguintes empresas:

  • Planalto Transportes
  • Auto Viação Sanfelice
  • Efal
  • Expresso São Pedro
  • Auto Viação Santa Cruz
  • Hélio Coletivos
  • Pluma
  • São João Transporte Coletivo
  • Transporte Mazzardo
  • Transporte Rizzatti
  • entre outras

Documentos necessários:

  • Aos profissionais das forças de segurança e salvamento: identidade funcional
  • Aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina
  • Aos pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS: devem se dirigir aos postos onde estão cadastrados para receberem a vacina
  • Aos trabalhadores portuários: carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio(a) do sindicato da categoria, comprovante do registro no Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), declarações dos serviços onde atuam ou crachá funcional
  • Aos caminhoneiros: carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio(a) dos sindicatos de transportes (categoria de motorista), carteira de habilitação (p/ motorista categorias C e E) ou crachá funcional

* colaborou Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobe para 24 o número de mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul Anterior

Sobe para 24 o número de mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul

Próximo

Equipamentos de combate ao coronavírus chegam de avião em Santa Maria

Saúde